As vigas baldrames são elementos estruturais horizontais de fundação, feitos com concreto e armados com barras de aço, capazes de suportar cargas leves e distribuídas uniformemente, que neste caso são as paredes.A diferença da viga baldrame para as outras vigas é que a baldrame recebe o esforço apenas das paredes acima dela, enquanto o restante das vigas tem a função estrutural de ser o apoio para as lajes e distribuir os esforços para os pilares. Os baldrames são, dessa forma, a plataforma de apoio para que as paredes não sejam erguidas em contato direto com o solo, garantindo nivelamento e protegendo-as, assim, das deformações e recalques que o terreno pode sofrer e da umidade ascendente.
Justamente por se tratar de um elemento que tem como uma de suas funções proteger a edificação contra os ataques da umidade vindas do solo, a impermeabilização dos baldrames é uma das etapas mais importantes de toda a obra. Por se tratar de um elemento enterrado, a manutenção ou obra de reparo no sistema de impermeabilização de uma viga baldrame é extremamente difícil e, por vezes, inviável.
O concreto não é um material impermeável, e não é capaz de garantir que não haverá percolação da água. Pelas suas propriedades físicas, em especial a capilaridade, a água “sobe” por entre os poros dos elementos de concreto.Por essa razão esse fenômeno é chamado de umidade ascendente e é intensificado nos períodos chuvosos, quando há um maior nível de saturação do solo.
A umidade ascendente nas paredes é uma patologia bastante comum e é um sinal de que os baldrames não foram devidamente impermeabilizados.
Os sinais clássicos são: